Na Gávea, em meio às árvores seculares do campus da PUC-Rio, vislumbra-se o Solar Grandjean de Montigny, exemplo de arquitetura neoclássica no Brasil. Located among century-old trees on one of the campuses of PUC-Rio at Gávea, the Solar Grandjean de Montigny is envisaged as a landmark of neoclassical architecture in Brazil.

quarta-feira, 25 de novembro de 2015

Mostra Réplicas de Debret

Mostra Réplicas de Debret” – 1º andar sala redonda e visitação pela casa  , suas varandas e entorno. 
03 de  setembro de 2015 a março de 2016

(foto Carlos Scalzo)





O  visitante poderá andar pelo Solar  e conhecer sua arquitetura e ver na sala redonda do primeiro andar  uma pequena seleção de gravuras coloridas reproduzidas  da obra “Voyage Pittoresque et Historique au Brésil” , de Debret ,- Livraria Kosmos Editora – acervo do SGM-PUC-Rio ,  onde documenta com precisão os costumes brasileiros no início do século XIX, alguns deles persistentes até hoje.


Jean Baptiste Debret , pintor, desenhista e professor, nasceu em Paris em 1768 e faleceu nesta mesma cidade em 1848. Convidado para vir ao Brasil por J.Lebreton, ex-secretario de Belas Artes do Instituto de França, Debret desembarcou no Rio de Janeiro em 26 de março de 1816, em companhia de ilustres compatriotas , entre eles o pintor Antonio Nicolau Taunay e o arquiteto Grandjean de Montigny. 

Debret desenhou o Solar Grandjean de Montigny  aproximadamente em 1820 poderá encontrar essa referência no catálogo “Uma cidade em Questão I: Grandjean de Montigny e o Rio de Janeiro” (pág.103)



                                                                             (Casa de Grandjean na Gávea – desenho de Debret c.1823) 




Nenhum comentário:

Postar um comentário