Na Gávea, em meio às árvores seculares do campus da PUC-Rio, vislumbra-se o Solar Grandjean de Montigny, exemplo de arquitetura neoclássica no Brasil. Located among century-old trees on one of the campuses of PUC-Rio at Gávea, the Solar Grandjean de Montigny is envisaged as a landmark of neoclassical architecture in Brazil.

terça-feira, 12 de maio de 2015

A Morada Carioca - Grandjean de Montigny e o Solar da Gávea

Catálogo "A Morada Carioca - Grandjean de Montigny e o Solar da Gávea" 




Esse catálogo foi uma produção para a  exposição com o mesmo título no Solar Grandjean de Montigny que aconteceu no Museu Universitário de 14 de maio de 1992 até  20 de junho de 1992, organizada para  do Evento Rio 92. 
A mostra sobre a obra do arquiteto Grandjean de Montigny no Rio de Janeiro (1816 - 1851) com projetos originais seus e de Jean Baptiste Debret, Planitz e Bertchen provenientes das coleções do Museu Nacional, Museu Histórico da Cidade e Museu da Chácara do Céu. Com  documentação sobre o próprio Solar, encontrada recentemente no Les Archives Nationales de Paris, o que apresentou  esclarecimentos sobre o projeto original a partir dos estudos iniciados pelo Professor Mario Torres para a realização da exposição inaugural "Uma Cidade em Questão I: Grandjean de Montigny e o Rio de Janeiro" e a uma revisão das características arquitetônicas da moradia neoclássica carioca.
Na inauguração em 13 de maio , devido a fortes chuvas  no Rio de Janeiro, foram encontrados diversos materiais e objetos e  louças  no entorno do Solar Grandjean de Montigny  ,  constatado pela equipe técnica especifica  de arqueólogos que eram  vestígios de lixo histórico onde foram encaminhados para  estudos e tratamentos arqueológicos.   

Pode acessar mais informaçoes no site : 

http://www.puc-rio.br/sobrepuc/depto/solar/expos_92/morada_carioca

Escadaria do Solar Grandjean de Montigny



Nenhum comentário:

Postar um comentário