http://www.puc-rio.br/sobrepuc/depto/solar/index.html O Solar Grandjean de Montigny é um belo exemplo da arquitetura neoclássica brasileira. Tombado como monumento nacional pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional desde 1938, preservado e restaurado, localiza-se em área privilegiada, na entrada do campus da PUC-Rio.Construída como a residência do arquiteto francês Auguste Henri Victor Grandjean de Montigny - que veio ao Brasil em 1816 integrando a Missão Artística Francesa trazida por D. João VI para impulsionar uma nova vida às artes e à cultura da cidade – a casa é considerada um dos mais importantes exemplos da adaptação da arquitetura neoclássica ao clima tropical. Como Museu Universitário representa um elo especial entre a Universidade e a comunidade, sendo um espaço para realização de atividades culturais e artísticas, oferecendo também acervo, arquivo e biblioteca. Visitado por um público bem diversificado, o Solar distingue-se no panorama cultural do Rio de Janeiro e do país pela qualidade de suas exposições históricas e artísticas que têm como objetivo incentivar o estudo e a reflexão sobre a arte e a cultura brasileira do século XIX, XX.e XXI. Profª Piedade Grinberg Diretora Processo de digitalização de documentos e imagens do arquivo Solar Grandjean de Montigny PUC Rio e atualização do site.
Organização: Profª Piedade Epstein Grinberg – diretora
Início: 2013
Seleção e digitalização:
Imagens e informações para o site: Rita de Cássia Vasconcellos de Mattos
Atualização no site: RDC
|
Na Gávea, em meio às árvores seculares do campus da PUC-Rio, vislumbra-se o Solar Grandjean de Montigny, exemplo de arquitetura neoclássica no Brasil.
Located among century-old trees on one of the campuses of PUC-Rio at Gávea, the Solar Grandjean de Montigny is envisaged as a landmark of neoclassical architecture in Brazil.
quarta-feira, 5 de outubro de 2016
http://www.puc-rio.br/sobrepuc/depto/solar/index.html
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário