Na Gávea, em meio às árvores seculares do campus da PUC-Rio, vislumbra-se o Solar Grandjean de Montigny, exemplo de arquitetura neoclássica no Brasil. Located among century-old trees on one of the campuses of PUC-Rio at Gávea, the Solar Grandjean de Montigny is envisaged as a landmark of neoclassical architecture in Brazil.

quarta-feira, 1 de julho de 2015

catálogo "Uma Cidade em Questão I - Grandjean de Montigny"

Reimpressão em 2009  pelo Solar Grandjean de Montigny - Museu Universitário e a Editora PUC-Rio

http://www.editora.vrc.puc-rio.br/grandjean_montigny.html



Informações sobre livro:Capa do livro "Uma cidade em questão I: Grandjean de Montigny e o Rio de Janeiro"
Título: Uma cidade em questão I: Grandjean de Montigny e o Rio de Janeiro
Autor: Departamento de Artes, PUC-Rio
Formato: 20 x 21 cm
Número de páginas: 287
Coleção: Teologia e Ciências Humanas n.58
A vinda da Corte portuguesa em 1808 inicia um profundo processo de transformação da cidade colonial. Se, do ponto de vista econômico, essa sociedade passou a receber maciçamente produtos ingleses, as influências culturais estavam associadas aos franceses. Em 1816 chega ao Rio de Janeiro um grupo de artistas plásticos diretamente de Paris, a chamada Missão Francesa. Entre esses artistas, estava  Grandjean de Montigny. Esta história, entre outras, é contada em Uma cidade em questão I: Grandjean de Montigny e o Rio de Janeiro, catálogo que a  Editora PUC-Rio e o Solar Grandjean de Montigny (Centro Cultural da PUC-Rio), em parceria, reeditam. Impressa originalmente em 1979 e que se encontrava esgotada – esta obra foi a primeira do gênero a retratar de modo abrangente a vida e a obra de Grandjean de Montigny, arquiteto da Missão Francesa.
A importância de republicar este título está, por um lado, em tornar disponíveis as pesquisas históricas e arquitetônicas dedicadas ao arquiteto, sob a forma de ensaios. Por outro, o leitor poderá ter acesso a rico material iconográfico sobre o Rio de Janeiro do século XIX, com desenhos e projetos assinados por Grandjean de Montigny.
Uma cidade em questão I: Grandjean de Montigny e o Rio de Janeiro oferece seis ensaios sobre diversos aspectos da Missão Artística Francesa e da participação de Grandjean de Montigny nela, como arquiteto e urbanista, e também com destaque para o Rio de Janeiro da época.
Neste título, são retratados também a sociedade colonial e o crescente processo de urbanização no Rio de Janeiro. Já as especificidades da sociedade carioca, assim como a história de Grandjean de Montigny, são apresentadas no livro por meio de recortes de jornais da época.
Outro aspecto relevante é o detalhamento do projeto da casa de Montigny, hoje sede do Solar e uma referência arquitetônica, além da indicação de importantes fontes documentais para pesquisas sobre o arquiteto.


Nenhum comentário:

Postar um comentário