Na Gávea, em meio às árvores seculares do campus da PUC-Rio, vislumbra-se o Solar Grandjean de Montigny, exemplo de arquitetura neoclássica no Brasil. Located among century-old trees on one of the campuses of PUC-Rio at Gávea, the Solar Grandjean de Montigny is envisaged as a landmark of neoclassical architecture in Brazil.

quarta-feira, 13 de julho de 2016

Museus são locais de pesquisa, educação, turismo e lazer!

Museus são locais de pesquisa, educação, turismo e lazer! 
Você curte museu? Qual? Por quê? Conta pra gente usando as hashtags #euamomuseus#euS2museus


Quem conhece o  Solar Grandjean de Montigny e sua história? 

Essa casa foi construída pelo arquiteto francês Auguste Grandjean de Montigny , chegou ao Rio de Janeiro  em 1816 com a  Missão Artística Francesa -  trazida por D.Joao VI  - um  grupo de  artistas importantes  Lebreton , Grandjean , Debret e outros integrantes.

O arquiteto foi professor  no Rio de Janeiro na Academia de Belas Artes ,  construiu sua residência     na Gávea e era uma linda chácara em um local privilegiado ,  morou com sua família e recebia amigos como Jean Baptiste Debret o professor pintor e Desenhista.

O Solar Grandjean de Montigny  - Desenho de Debret 

Grandjean viveu e faleceu em 1850 no seu Solar.
O Solar Grandjean de Montigny se tornou patrimônio histórico em 1938.
O prédio estilo arquitetura neoclássica e seu  jardim /entorno cercado de vegetação da mata atlântica são tombados pelo IPHAN e preservados.

"Não vale restaurar um monumento sem atribuir-lhe uma função específica"  em 1980 a PUC-Rio restaurou e reinaugurado como Centro Cultural e em 2011 foi instituído como Museu Universitário onde acontecem diversos eventos e exposições.

https://www.puc-rio.br/sobrepuc/depto/solar/imagens/img_solar_0000_historia_solar_folder_00g.pdf