Na Gávea, em meio às árvores seculares do campus da PUC-Rio, vislumbra-se o Solar Grandjean de Montigny, exemplo de arquitetura neoclássica no Brasil. Located among century-old trees on one of the campuses of PUC-Rio at Gávea, the Solar Grandjean de Montigny is envisaged as a landmark of neoclassical architecture in Brazil.

sexta-feira, 24 de junho de 2016

Viventes - judeus sobreviventes do holocausto no Brasil - fotrografias de Marian Starosta


























Solar Grandjean de Montigny – Museu Universitário da PUC Rio
FotoRio 2016
Inauguram
Viventes
judeus sobreviventes do holocausto no Brasil
Com fotos de Marian Starosta
Abertura no dia 9 de julho de 16h às 20h (sábado)
Entrada franca
           

A exposição Viventes, com obras da fotógrafa Marian Starosta e curadoria de Eder Chiodetto, terá sua abertura no dia 9 de julho de 2016, às 16h, no Solar Grandjean de Montigny Puc- Rio. Visitação até 11 de agosto. Evento FotoRio 2016. Entrada franca

A mostra será uma instalação construída a partir de histórias orais, de retratos dos sobreviventes e do contexto em que vivem hoje, além de fotografias de objetos e documentos registrados a partir de visitas da fotógrafa em residencies de 29 viventes que chegaram ao Brasil após terem escapado do holocausto.

O projeto foi iniciado em 2013 com o objetivo de fazer um inventário dos sobreviventes do holocausto que vivem hoje no Brasil - com idades entre 70 e 110 anos eles são os últimos testemunhos vivos do terror que se viveu na Segunda Guerra Mundial contra os judeus.

Depois de Porto Alegre, onde foi exibido dentro da programação do FestFoto Poa, Viventes chega ao Rio de Janeiro, participando do FotoRio2016. Ainda neste ano será lançado o livro que, além das fotografias de Marian Starosta, terá textos do rabino Nilton Bonder, da artista Leila Danziger, do curador Eder Chiodetto, do fotógrafo Rony Maltz e da historiadora Laura Trachtenberg com projeto gráfico de Elisa Von Randow.

Marian Starosta
Formada em Jornalismo pela PUC-RS (Porto Alegre. RS) e Mestre em Comunicação pela Unisinos (São Leopoldo, RS). Foi coordenadora de Artes Visuais na Casa de Cultura Mario Quintana, em Porto Alegre. Em 2002 transferiu-se para Nova York a fim de completar o Programa de Certificado em Tempo Integral em Fotografia no International Center of Photography. Hoje, além de produzir suas séries fotográficas também atua como professora e diretora artística e pedagógica no Ateliê da Imagem Espaço Cultural - escola-referência do Rio de Janeiro.

Eder Chiodetto
Mestre em Comunicação e Artes pela ECA/USP, jornalista, fotógrafo, curador independente especializado em fotografia, com mais de 70 exposições nos últimos 10 anos no Brasil e no exterior. Autor dos livros: O Lugar do Escritor (Cosac Naify), Geração 00: A Nova Fotografia Brasileira (Edições Sesc), Curadoria em Fotografia: da pesquisa à exposição (Ateliê Fotô/Funarte), entre outros. Nos últimos anos tem realizado a organização e edição de livros de fotógrafos como Luiz Braga, German Lorca, Criatiano Mascaro, Araquém Alcântara e Ana Nitzan. É curador do Clube de Colecionadores de Fotografia do MAM-SP desde 2006.

Serviço
Viventes – exposição de fotos de Marian Starosta
Abertura dia 9 de julho, 16h
Visitação de segunda a sexta de 10h às 17h/ de 11 de julho até 11 de agosto de 2016
https://www.facebook.com/events/292233627777704/

Solar Grandjean de Montigny – Museu Universitário da PUC Rio 
E FotoRio 2016
Rua Marquês de São Vicente, 225 – Gávea
Tel: 3527 1435
Entrada Franca

Assessoria de Imprensa
Eli Rocha elirocha246@gmail.com
Tels: 2547 4953 / 99179 4763


terça-feira, 7 de junho de 2016

.:. TV PUC-Rio .:.

.:. TV PUC-Rio .:.



Há 200 anos, 32 artistas franceses desembarcaram na Baía de Guanabara com um objetivo: trazer a arte europeia para o Brasil. A parceria entre a Coroa Portuguesa e os franceses promoveu uma intervenção cultural na nova sede do Reino Unido de Portugal, Brasil e Algarves e permitiu a criação da Escola Imperial de Belas Artes.